top of page

A homenageada

A homenageada neste evento dispensa apresentações. E é pelo lugar que ela ocupa nos estudos em Linguística Gerativa no Brasil que seus colegas da UFBA propõem esta homenagem.

 

A Profª. Drª Ilza Ribeiro se doutorou na Universidade Estadual de Campinas no ano de 1995, com uma reconhecida tese sobre a sintaxe da ordem de palavras no português arcaico, e após se aposentar como professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ter atuado como professora na Universidade Salvador (UNIFACS), passou a integrar o quadro de Professores do Magistério Superior da Universidade Federal da Bahia no ano de 2002, onde atuou na área de lingüística, ministrando disciplinas de gramática gerativa nos níveis de graduação e pós-graduação, formando estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.

 

Destaca-se, na trajetória profissional da Profª. Drª Ilza Ribeiro sua produção intelectual, o que lhe permitiu ser Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq por muitos anos, até sua aposentadoria por motivo de saúde. Registram-se, sem seu Currículo Lattes 25 artigos publicados em periódicos especializados, 2 livros organizados, 28 capítulos de livro, 66 trabalhos apresentados em eventos.

Com relação à atividade de orientação concluída, registram-se 82 orientações, distribuídas entre trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso, especialização, mestrado e doutorado. 

 

Destaque-se, por fim, que, dos 7 professores efetivos do Instituto de Letras com formação de pós-graduação em lingüística formal, 4 foram orientandos de mestrado e/ou doutorado da Profª. Drª. Ilza Ribeiro.

 

Celebramos a contribuição aos estudos em Linguística Gerativa e em Sintaxe Histórica por Ilza Ribeiro, mas celebramos, acima de tudo, suas amizades, parcerias, sua dedicação a seus orientandos (tantos e tão queridos por ela que aqui não se enumeram), e a beleza de uma vida dedicada ao ensino e à pesquisa.

 

Receba, então, Ilza querida, o nosso abraço e a nossa admiração pela beleza do caminho.

Encontro de Gramática Gerativa

bottom of page